Próximo Destino : Machu Picchu

slideimg6.jpeg

Como alguns amigos já sabe faz um bom tempo que eu venho planejando uma viagem a Machu Picchu no Peru. Este é um destino que eu venho perseguindo desde muito tempo, ainda na Universidade ao assistir algumas reportagens na TV e documentários, ouvindo os depoimentos de alguns colegas universitários contando os perrengues e aventuras no caminho, o lendário trem da morte, a ameaça dos guerrilheiros e dos narcotraficantes. O nosso continente se transformou e estas antigas ameaças foram afastadas.

Em 2005, motivado pelo excelente filme do Walter Sales “Os Diários de Motocicleta” e pela exposição “ Soy Louco Por Ti América” no CCBB, fiquei mais interessado em conhecer todos aqueles lugares. O acesso a internet permitiu que eu iniciasse as minhas primeiras pesquisas.

Através da comunidade MACHU PICCHU BRASIL , no Orkut, obtive conhecimento de diversas fontes de informação : sites, blogs, guias de viagem, outras comunidades que se formavam no Orkut; troquei muita informação com gente que fui conhecendo neste período, trocava e-mail, trocava mensagens, conversava no MSN, recebia informações, roteiros. As pessoas são muito solidárias e acabam te ajudando muito.

Depois disso comecei a ler guias de viagens, comprei três, um exagero, mas neste caso confesso que foi por pura obsessão. Por indicação das pessoas que conheci na internet, comprei o Guia criativo para o viajante independente na América do Sul, do Zizo Asnis & Os Viajantes, achei muito voltado para o mochileiro e como ele é um guia voltado para todo o continente achei que encontraria informações mais específicas comprando guias voltados especificamente para o Peru, nas livrarias encontrei : O Guia do Turista Brasileiro – Peru e Bolívia, Editora Conteúdo; e o Rogh Guide – Peru, Publifolha. Ambos são muito bons e se completam, mas compre somente um deles que é mais que necessário.

Ao ter acesso a todas essas fontes descobri que o Peru não é só Machu Picchu, existe na realidade uma infinidade de outros lugares para serem visitados. Além do mais descobri a Bolívia, um país belíssimo que é pouco divulgado no Brasil, com um potencial turístico inexplorado por conta da pobreza, falta de infraestrutura e radicalismo político.

 

Machu Picchu é um destino que tanto pode ser realizado por aventureiros e mochileiros, como também por turistas convencionais. Pode-se gastar muito, em hotéis 5 estrelas e trens de luxo, como também economizar ao extremo dormindo em albergues e ir andando pelos trilhos do trem, o mais importante é que não se deixe de viajar até lá.

A minha proposta aqui é traçar um caminho das pedras para quem também deseja conhecer esta maravilha do mundo, repassar as dicas que fui colhendo durante toda esta minha trajetória, do colhimento de informações até a elaboração do roteiro, para finalmente relatar aqui toda a experiência que viverei quando chegar até lá. Como é muita informação, vou postando aos poucos na medida em que for reunindo todo o material que disponho.

Sites com informações sobre o Peru e a viagem :

http://www.peru.info/peruptg.asp

http://www.promperu.gob.pe/index.asp

http://www.inc-cusco.gob.pe/

http://www.enjoyperu.com/portugues/principal/index-p.html

http://www.cusco.net/

Além desses sites, outra boa fonte de informação são os blogs dos amigos que já foram, todos os que recomendo estão listado nas abas laterais deste blog.

O que é preciso antes : Passaporte, Vacinas e Visto.

  • · Providencie o seu Passaporte, se não tiver o seu procure O Departamento de Policia Federal no seu Estado. Você deverá levar seu passaporte caso pretenda viajar ao Peru e a qualquer outro país do mundo. Existe um acordo entre vários países da América Latina para que a carteira de identidade local seja aceita em outros países também, mas na prática isso não funciona e poderá lhe causar grandes aborrecimentos. Portanto, não viaje sem o seu passaporte.
  • · Para entrar no Peru não há necessidade de visto prévio, portanto, não é necessário ir ao consulado ou pagar qualquer taxa. Existe um acordo entre o Brasil e todos os outros países da América do Sul, com exceção das duas Guianas, para dispensa de visto a todos aqueles que estão em viagem de turismo, mas mesmo assim você terá que parar nos postos fronteiriços para carimbar seu passaporte com a data de entrada ou saída do país por onde estiver viajando.
  • · Tomar vacina contra Febre-Amarela, no mínimo dez dias antes de viajar, que é tempo que vacina começa a fazer efeito, este prazo deve ser seguido à risca, senão você corre o risco de ser barrado na fronteira.
  • · A vacina pode ser tomada em qualquer posto de saúde, porém você deve retirar o Certificado Internacional de Vacinação em um dos postos da Anvisa, acesse o site e veja se a sua cidade faz parte da relação,quem emite o Certificado também aplica a vacina. Se a sua cidade não tiver posto da Anvisa, você deverá tomar a vacina em um posto de saúde da sua cidade e pedir para emitir a carteira nacional de vacinação com o numero do lote da vacina, munido deste documento você poderá efetuar a troca pelo certificado internacional em postos localizados nos aeroportos e postos de fronteira.

Cuidados com o Dinheiro e Dicas de Segurança

  • · Faça as suas trocas em casas de câmbio e bancos, seda a tentação e assédio dos ambulantes em aeroportos, rodoviárias e praças, você corre o risco de ser ludibriado, receber notas falsas e ser assaltado.
  • · Não aceite notas rasgadas e sujas pois dentro do Peru eles não aceitam dólares assim, prefira notas limpas e novas, a falsificação é freqüente
  • · Notas de 1 dólar tem cotação inferior (dólar=3,47 soles / no caso de nota de 1 dólar = 2,9..soles) a regra é louca mas é assim que eles procedem, por isso prefira realizar grandes trocas.
  • · Evite notas de U$ 100, eles têm uma certa implicância com notas desse valor, principalmente com a série CB, pois houve uma enorme falsificação de notas dessa série no Peru, se não verificar você terá dificuldade de trocar.
  • · No Peru, tome cuidado com as cédulas de 10 soles e com as moedas de 1 sol. Confira as marcas “d’água” das cédulas. As moedas devem ser robustas e não podem apresentar sinais de desgaste. Se você receber dessas moedas, não vai conseguir passar para frente, pois ninguém vai recebê-las de volta.
  • · Não dê moral para policial que não estiver fardado, Na Bolívia e no Peru toda a policia usa uniforme muito parecido com o do nosso exercito, na cor verde e do exercito boliviano é camuflado, e geralmente estão em dupla
  • · Não existe polícia civil na Bolívia. Não aceite abordagens assim. saia fora e dê queixa. Só para esclarecer: A Polícia boliviana é nacional, tem uniforme verde, todo verde. O exército boliviano usa uniforme camuflado, sempre
  • · Tomar apenas táxi que tiver o taxímetro em cima
  • · Procurem táxis de cooperativas. Nos táxis comuns eles fazem lotação, pegando mais de um passageiro por corrida.
  • · Sem essa de colocar a doleira na cintura. Qualquer assaltante amador sabe onde procurar. Seja criativo.
  • · Não deixe todos os seus valores e documentos juntos. Separe o cartão de crédito da grana grossa e dos trocados que são usados a cada momento. No caso de cartão, tenha sempre o telefone da administradora para cancelar, dar queixa, etc.
  • · Tenha cuidado com o seu passaporte. O Passaporte brasileiro é muito visado por falsificadores internacionais, pois no Brasil vivem diversas etnias então qualquer um passa por brasileiro, oriental, árabe, negões, branquelos… além do mais o Brasil mantém relações diplomáticas com vários países do mundo não havendo portanto restrições para a entrada de brasileiros em muitos países.
  • · No aeroporto internacional de Lima, Peru, fiquem espertos com os sujeitos que se apresentam como agentes, na hora do check-in. Eles aparecem bem vestidos na fila dos passageiros e se identificam como funcionários das cias aéreas, do governo ou do aeroporto, só para confundir os passageiros. Imediatamente e com arrogância recolhem os passaportes e os bilhetes aéreos como se fosse uma inspeção policial. Em seguida mandam você aguardar e tomam seu lugar na fila. Caso você pergunte o porque daquele procedimento, ou se há algo errado em sua documentação, eles bronqueiam e ameaçam levar você para a segurança do aeroporto. Enfim, check-in realizado o tal agente explica que está tudo certo e pedem na cara dura alguns dólares para entregar o passaporte e o boarding pass. Cuidado, eles andam em inúmeras duplas e se comunicam em códigos próprios sinalizando com as mãos, piscadas de olhos e gírias. Agora também via celular. Ao ser abordado , o melhor é chamar os policiais uniformizados que rondam o aeroporto.
  • · Uma boa dica é fotografar ou escanear todos os seus documentos e cartões de crédito e enviar para o seu próprio e-mail, se ocorrer algum problema isso facilita na hora de tentar tira segunda via no consulado.
  • · Tenha em mãos o telefone e o endereço do consulado brasileiro no Peru.
  • · Não se borre. Tem muito turista por lá, até mulheres sozinhas. É só não dar chance ao azar

Planejamento de Viagem : Montando o Roteiro

Para se chegar a Machu Picchu se têm três opções básicas :

  • · Ir de avião para Lima, capital do Peru, e de lá seguir para Cusco de Avião (1 hora de viagem) ou ônibus ( 22 horas de viagem – dizem que a estrada é muito sinuosa e que se passa muito mal por conta da mudança brusca de altitude). A Capital peruana possui boas opções turísticas com bons restaurantes e museus. A opção por Lima também é boa para quem pretende combinar outros destinos turísticos no Peru como as linhas de Nasca, as Ilhas Balestras, Paracas, o Vale Del Colca, Puno, Trujillo. Este também é o roteiro de quem dispõe de pouco tempo, pois o avião acaba encurtando distancias.
  • · Pela Bolívia, de trem e ônibus, desde o Brasil até chegar à Machu Picchu. Este é o roteiro dos mochileiros, a Rota Clássica: da sua cidade você deve chegar até a fronteira do Brasil com a Bolívia na cidade de Corumbá, no estado do Mato Grosso do Sul, atravesse a fronteira e já na Bolívia na cidade de Porto Suarez pegue o lendário trem da morte até Santa Cruz de la Sierra , de lá já em ônibus para Cochabamba , depois La Paz , Copacabana, já na fronteira com o Peru ate´chegar a Puno, de puno vai-se de trem ou ônibus até- Cusco , para finalmente chegar a Machu Picchu. O Roteiro terrestre é longo e para alguns muito cansativo, pois se leva muito tempo atravessando a Bolívia e o Peru de ônibus, principalmente na Bolívia os ônibus são muito desconfortáveis, contudo a viagem é muito barata e as paisagens são belíssimas. Este o roteiro de quem dispõe de tempo, são no mínimo 15 dias para percorrer todas estas cidades de ônibus.
  • · De avião, pela Bolívia, roteiro do mochileiro mais endinheirado, as cidades de Santa Cruz de la Sierra e a capital, La Paz, possuem vôos para o Brasil. Esta é a opção de quem quer incluir a Bolívia no Roteiro, porém não quer perder tempo andando por muitas cidades de ônibus.

Companhias Aéreas no Peru :

Gol

Lan

TACA

Companhias Aéreas na Bolívia

Gol ( Santa Cruz de La Sierra )

LAB

Melhor Época Para Ir A Machu Picchu

  • · A melhor época para visitar Machu Picchu vai de maio a agosto, no inverno. As temperaturas são bem mais baixas, mas não chove tanto como nos outros meses do ano. Logicamente são os meses em que todo mundo costuma ir, tudo fica mais caro, e as atrações lotadas, em virtude da presença dos turistas norte-americanos e europeus
  • · Ir fora de temporada, de setembro a novembro, pode ser uma boa opção
  • · Evite o verão, época de chuvas.

O Mal da Altitude.

  • · Machu Picchu fica a mais de 3.000 m de altitude,o nível de oxigênio no ar é baixo é pode causar um mal estar , que os peruanos chamam de soroche, ocasionando falta de ar, dor de cabeça, náuseas, fadiga. È muito importante que se faça uma adaptação para se chegar bem em Cusco;
  • · Ainda no Brasil, vá ao Médico, converse com ele sobre as conseqüências do mal da altitude, tire dúvidas e não há algum impedimento para que você viaje para lugares sobre influência da altitude.
  • · No primeiro dia que chegar em Cusco, reserve para descanso e adaptação, faça passeios leves, evite alimentos pesados e gordurosos, evite o álcool e cuide do seu sono
  • · Nas farmácias peruanas compre as Soroche Pills, esse remédio é recomendo para aliviar os efeitos do mal de altitude, os mais escolados recomendam que você comece a tomar 3 dias antes de chegar a Cusco
  • · Quem vai por terra costuma sofrer menos os efeitos da altitude pois o organismo vai se adaptando aos pouco com altitude
  • · Compra chá de coca.. e tome quando não se sentir bem.. faz bem pro metabolismo. O chá de coca ao contrário da cocaína não é alucinógeno, dizem que é muito parecido com o chá mate dos gaúchos.
  • · Outra solução é mascar as folhas de coca, também aliviam nos efeitos do soroche. Dizem que dá uma leve dormência nos lábios.
  • · Não trazer folhas ou chá de coca industrializado para o Brasil, a lei federal nº 6368/76 proíbe a introdução de chá ou folha de coca em território brasileiro.

Hospedagem

Este é o item em que eu tive mais dúvidas, principalmente porque as minhas fontes de informações foram todas com mochileiros, mesmo assim pesquisei bastante , além do Trip Advisor acabei descobrindo outros sites que fazem cotações de hotéis. Como não tenho indicações, não farei recomendações, também não fiz ainda as minhas escolhas. Contudo, deixarei aqui uma relação de sites para quem quiser fazer as suas consultas.

www.reservations.bookhostels.com/mochilabrasil.com.br

http://www.peru-travel.info/

http://www.masitravel.com/destinos/guiahoteis.htm

Sites de Redes de Hotéis Peruanas :

http://www.libertador.com.pe/eng/index.htm

http://www.casa-andina.com/hoteles_peru/es_bb.php

http://www.sonesta.com/corporate/south-america.asp

http://www.hotelessanagustin.com.pe/

Pacotes de Viagem

Não tenho indicações nesta área, minhas fontes foram o google, reportagens em revistas e suplementos de viagem dos jornais e propaganda de agências de viagem. Prefiro que cada um escolha a agência de sua preferência. Neste item não há caminho das pedras. O Pacote Turístico te oferece praticidade, mas ao mesmo tempo te limita. Terei companhia feminina na minha viagem e ela prefere que seja desta forma, chegamos a um consenso e agora estamos realizando as nossas escolhas

 

 

 

 

About these ads

80 Respostas para “Próximo Destino : Machu Picchu

  1. Valeu Ronaldo por mostrar o caminho das pedras sobre o Peru…Estou indo em outubro e nao vejo a hora em realizar este sonho, claro, seguindo muito as suas dicas sensacionais…
    Abracao

  2. Valeu Cláudio, pela sua visita. Ainda esta semana devo estar colando mais dicas que recolhi.

  3. Lindo amigo espero fazermos juntinhos essa viagem!!!
    bjs no coração

  4. visitei teu site e acabei encontrando varias dicas interessantes, pra chegar sem medo em machu pichu…bah muito legal, agora é raciocinar as melhores atitudes que devo tomar…valeu

  5. olá ronaldo, bem informativo o seu site, estou planejando uma viagem a machu picchu, sou de feira de santana-ba., e gostaria de saber se a possíbilidade de ir de carro de feira de santana até cusco, o trecho de porto quijarro até santa cruz é possivel ir com este tipo de carro?

    há informações que a estrada é de terra e tem roubo de carros.

  6. Cezar Maia : Acho complicado e desgastante você partir de carro, seja veículo comum ou off road , da Bahia até o Peru, tem que ter muito espírito aventureiro. Não posso te ajudar muito nessa mas posso repetir o que já andei lendo enquanto pesquisava a minha proposta de roteiro. A Travessia Quijaro/Santa Cruz de La Sierra é muito complicada por terra, estradas muito ruíns, trexos de estrada de terra, muito sinuosa e perigosa; e além do mais, viajar de caro pela Bolívia representa muito risco por causa dos “barramentos”, os famosos protestos bolivianos; já li relatos de pessoas agredidas e que tiveram seus carros danificados por manifestastes.
    Para quem quer ir de carro acho que a melhor opção é pelo Acre, só que o veiculo tem de ser off road, a estrada é por dentro da Amazônia peruana. Outra opção é pelo Sul atravessando o norte da argentina até chegar ao Chile para pegar a estrada panamericana para chegar até ao Peru.

  7. Gostaria de saber se maconha é proibido no peru?

  8. Thomas : O Uso da Maconha no Peru é proibido como também de outras drogas. A Polícia Peruana nos postos de fronteira e nas estradas costuma reprimir pessoas portando drogas, turistas jovens e mochileiros costumam ser bastante abordados como tentativa de reprimir o uso de substâncias entorpecentes.

  9. Olá esse caso da vacina é muito grave, tentei embarcar hoje e não consegui tive que remarcar devido os 10 dias da vacina.

    abraços

  10. Estou programando a minha viagem a machupichu para o Inicio de Novembro, bem como gostaria de fazer Iquitos (Peru) até Manaus (Brasil) pelo Rio Amazonas. Sou Protugues e Vivo no Arquipelago dos Açores.
    Gostaria que me desse algumas dicas sobre esta viagem especialmente da ultima parte Amazonia.

    Abraço desde meio de Atlântico

  11. Luís, pouco posso te ajudar, pois não pesquisei nada sobre se chegar até ao Peru pela Amazônia, um acesso muito distante para quem vive no Rio de Janeiro. A sua pergunta provocou a minha curiosidade e fui pesquisar nos meus guias de viagem e pela internet como se daria a travessia de Iquitos ( Peru ) até Manaus ( Brasil ), descobri que esse caminho somente é possível fazer por Barco, atravessando a selva amazônica pelo Rio Amazonas, cruzando a tríplice fronteira entre Peru, Colômbia e Brasil até chegar a Manaus. Não sei se ajuda, mas acabei descobrindo um Blog de um casal de também portugueses que fizeram esta travessia : http://rotacheguevara.blogspot.com/
    Fiquei muito curioso pelo seu trajeto, espero que você publique as suas impressões dessa viajem em algum site ou blog, quando retornar volte para nos contar.

  12. Olá Ronaldo, estou planejando uma viagem a Machu Picchu para meados de novembro, mas não tenho passaporte assim como várias pessoas do grupo, porém fui informada pelo Consulado Peruano no Brasil que não teremos nenhum problema em viajar apenas com o RG. Mesmo assim vc acredita que poderemos ter problemas??

    Abraços

  13. Silvana : Ja li alguns relatos de pessoas que estavam sem passaporte no Peru e que tiveram problemas com policiais corruptos. De fato há um acordo entre Brasil e Peru dispensando o Passaporte bastando usar somente o RG, essa Lei simplesmente é desconhecida ou ignorada pelos policiais. Se a sua viagem for um mochilão ou tiver muitos trexos terrestres acho melhor levar o passaporte, se for aéreo os problemas são menores pois eles costumam aparecer com mais frequencia em estradas e postos de fronteira.
    Se não tiver como o seu passaporte ficar pronto até novembro, imprima uma cópia do acordo acessando a página da Presidência da República descrita aqui no blog, entre novamente em contato com o consulado peruano e tente obter uma cópia da Lei no Peru(em espanhol) e tente obter informações de como se livrar de policiais corruptos, talvez funcione. Reze bastante para que não tenha problemas e boa viagem.

  14. Ronaldo, valeu pela dica. Depois te conto como foi. Obridaga.
    Abraços

  15. Ronaldo,
    parabéns pelo site, mas fiquei com uma dúvida, você acha que Machu Picchu não recomendado para viajar com crianças?

    abraços

  16. Fernando : Não acho Machu Picchu o melhor destino para viajar com crianças, ao menos que você esteja muito acostumado a viajar com elas. O Programa é de visita a diversos sítios arqueológicos, o que demanda muito tempo na Rua e diversos terrenos acidentados, além do mais teria que se verificar como as crianças reagiriam aos efeitos da altitude.

  17. Ola, gostaria de saber se é possivel atravessar a fronteira de Cuzco ate Rio Branco com um normal onibus…e tambem se de Rio Branco pode-se seguir ate Manaus por terra tambem via onibus…
    estou me documentando e parece que ha uma estrada que leva ate la…ou eventualmente pode se ir de barco?
    desculpem escrevo desde Lisboa e sou italiano, sei bem pouca coisa de la..e estou planenado meu roteiro..nestas terras lindas.
    um abraço, Francesco.

  18. Francesco : Pouco conheço de como se faz a travessia de Cuzco até Rio Branco, parece que é possivel fazer esta travessia de ônibus, embora não exista linha direta do Peru até o Acre. Há linha de ônibus saindo de Cuzco até Puerto Maldonado, um dos pontos centrais da amazônia peruana e cidade de melhor infraestura na área de fronteira com o Brasil, contudo o recomendado é fazer a travessia de avião, pois este é considerado o pior trexo da estrada, principalmente quando está chovendo, à partir de Puerto Maldonado já é mais tranquilo atravessar de ônibus embora não seja fácil, até a fronteira com o Brasil a estrada encontra-se em obras, à partir de Assis Brasil, na fronteira Peru/Brasil, dizem que a estrada está muito boa pois foi recentemente reformada chegando-se a Rio Branco com relativa tranquilidade, de Rio Branco até Manaus não sei informar se é possível atravessar de ônibus. Boa Sorte nesta sua aventura e volte depois aqui para nos contar como foi.

  19. OI eu sou estudante de guia de turismo da escola tecnica…
    e estou fazendo um projeto sobre o machu pichu, escolhi o roteiro usado pelos mochileiros, tenho varias informações sobre o trajeto e sobre o machu pichu, mas gostaria de usar seu relato no meu projeto,gostaria de saber se tem algum problema.Claro que colocarei que ele foi feito por você.

  20. Larissa,

    fiquei lisonjeado ao saber que você quer citar esse humilde blog no seu trabalho acadêmico, fique a vontade, está autorizadíssima. Espero que você tenha sucesso no seu trabalho. Quando ficar pronto gostaria de receber uma cópia.

  21. eu e uma amiga da faculdade estamos programando uma viagem pra Bolivia/Peru entre o fim de janeiro e o fim de fevereiro. Tenho muitas perguntas, se puder me ajudar…
    Temos 18/20 anos, e iremos sozinhas. Acha que TERÍAMOS PROBLEMAS em algum dos paises por sermos novas e mulheres?
    Essa época COSTUMA CHOVER MUITO muito a ponto de NAO APROVEITARMOS A VIAGEM???
    Vamos de aviao até Santa Cruz e teremos que pegar um onibus até Cochabamba onde ficaremos por 2 semanas fazendo trabalho voluntário. Dps mais 2 semanas de passeio: lago de titicaca e dps Copacabana. Têm HOSPEDAGENS BEM BARATAS lá? e em Cuzco??? de Copacabana pra Machu pichhu. tem hospedagem barata tb? Essas passagens de onibus custam em torno de quanto mais ou menos (para irmos preparadas).
    Nosso planejamento parou por aí, estamos decidindo qual a melhor maneira de voltar pro Rio/Brasil: de Cuzco indo de onibus (aviao acho que vai sair caro…) pra Lima e voltar de lá ou retornar todo o trajeto de onibus pra Santa Cruz… O QUE NOS SUGERE?
    Desculpe tantas perguntas. o minimo de informacao que puder nos dar já será exelente.
    E parabéns pelo seu site. De Roberto Freire à Lonely Planet, o seu foi o melhor que encontramos!!!

  22. Para Gabriela :

    Não há perigo nenhum para mulheres desacompanhadas nesta viagem, ja topei na internet com várias mulheres que fizeram essa viagem sozinhas, uma amiga minha acabou de retornar agora em outubro e fez essa viagem com outra amiga. Essa rota é cheia de mochileiros, quem vai sozinho acaba fazendo amizade e arrumando companhia durante o caminho.

    Janeiro e Fevereiro são os meses com o maior volume de chuvas, talvez isso incomode mas nada que possa impedir a viagem, nunca me deparei com relatos de alguém que perdeu a viagem por causa da chuva e nem que chuva nesses meses foi tão insuportável, só fique atenta a trilha inca tradicional, pois essa fecha no mes de fevereiro para manutenção.

    Quanto a hospedagem, não se preocupe , todos dizem que é muito barato.

    Quanto ao valor da Passagens nos deslocamentos não tenho nenhum site que informe valores precisos, qualquer coisa entre na Comunidade Machu Picchu Brasil no Orkut, lá você vai ver relatos de pessoas que acabaram de fazer essa viagem e que poderão te passar o valor exato das passagens, pelo que andei vendo, as passagens nos deslocamentos saem na média de R$ 30,00.

    Se vocês não têm grana para voltar de avião esqueçam Lima, ao menos que queiram ou tenham tempo de passar pelas cidades do litoral sul peruano. De Cusco façam todo o trajeto de volta até o Brasil de ônibus é mais fácil e barato dessa forma.

    Espero que tenha ajudado, se ainda tiverem alguma dúvida para perguntar fiquem a vontade.

  23. ola, qual o melhor volta por terra?
    levar dolar é o melhor moeda?

  24. Antônio Paulo : A melhor volta por terra, se você não for para a região norte do Brasil é pela Bolívia.

    Quanto a que moeda levar, sem dúvida é o Dolar, de melhor aceitação e liquidez, nem pensar em levar Real, dificilmente você conseguira achar lugares que fazem o câmbio.

  25. Ronaldo,
    cheguei ao seu blog por indicação do Ricardo Freire. Parabéns, gostei muito do que li aqui. Vc me ajudou a decidir que não será no reveillón que conhecerei Machu Picchu e que minha sexygenária mãe não é a melhor companhia para altas altitudes. Muchas gracias!

  26. Oi Ronaldo,

    Bem gostaria de algumas sugestões….

    1) já comprei minha passagem para Lima. Com fazer para ir para Cuzco? Teria sido melhor ir para La Paz e depois para Cuzco? Quanto tempo demora e quanto custa?

    2) tenho passaporte português, é possível usá-lo sem os problemas que li acima?

    3) vou ficar 10 dias, vc acha possível ir ao Lago do Titicaca?

    4) quantos dólares por dia vc acha que gasta? Considerando que ficaria em albergues.

    5) devemos tomar cuidado com a comida?

    aiiiiiiiiii quantas dúvidasssss!!!!!

    Muito Obrigada!

    Camila

  27. Para Cristina : Fico contente que você tenha chegado até aqui pelo Blog do Ricardo Freire, não tenho tido muito tempo para frequentar o novo espaço do VnV mas gostei do que vi, torço para que dê certo. Espero que as minhas dicas tenham sido utéis para você e sua família.

    Para Camila :

    1) Para quem têm um pouco mais de tempo é melhor chegar a Machu Picchu por La Paz, para os apressados o melhor é por Lima. De Lima até Cusco é melhor ir de avião, leva aproximadmente 1 hora e os valores das passagens ficam na média de U$ 100,00 por trexo, há a possibilidade de se chegar a Cusco de ônibus só que você perde 1 dia no deslocamento – aproximadamente 20 horas de viagem e o valor fica em torno de U$45,00.
    2) Se você é brasileira leve e use o seu passaporte brasileiro, guarde o passaporte português para quando for para Europa. O passaporte europeu também é visado por ladrões pois é garantia de entrada na Europa sem ter problemas na imigração. Além do mais, se identificando como brasileira você melhora a argumentação na hora de pechinchar com aquele papo que o Brasil também é um país pobre, irmandade entre sul-americanos…
    3)10 dias para incluir o Lago Titicaca é muito corrido, você vai ter que usar o avião e selecionar passeios
    4)Eu acho que fica entre U$ 50,00 e U$ 100por dia, mas acho isso muito dificil de dizer sem saber o seu padrão de gastos, no Orkut você encontra informações de quanto as pessoas gastaram.
    5)Devemos tomar cuidado com a comida pricipalmente nas feiras principlamente em relação a higiêne e conservação dos alimentos, tome cuidados também com os frutos do mar; fora isso, dizem que se come muito bem no Peru, comida de boa qualidade e com preços muitos bons, come-se muito bem em Lima, Cusco e Puno, uma amiga minha que acabou de chegar do Peru disse que adorou as pizzarias.

  28. Valeu Ronaldo depois te conto como foi……..

    Abraços!

    Camila.

  29. Muito bom o texto Ronaldo. Estou palnejando ir para Machu Picchu com minha esposa e todas as suas informações foram úteis!!!
    Abraço!!

  30. janice Rodrigues Ferreira

    Ronaldo,
    foi com muita satisfação que lia descrição da sua viagem. Pretendo ralizá-la em Abril ou Maio.Num geral entendo que nos valores atuais do dólar a viagem toda de 15 a 20 dias sairá em torno de CR$2.500,00 a CR$3000,00 com folga, estou certa? Sobre a vacina, caso possa me orientar, eu fui vacinada em 2002 para ir ao Pantanal e a Bolivia, será que posso vacinar novamente?
    Por favor retorne a informação.
    Obrigada.

  31. Janice, acho que os valores citados por você são suficientes, quanto a vacina, ela te garante imunidade por 10 anos, portanto se você tomou em 2002 ainda está no prazo e você não precisa tomar novamente, entretanto se você perdeu o cartão de vacinação, você terá que tomar outra dose da vacina para poder emitir outro cartão de vacinação e poder viajar, mesmo já estando imunizada, aliás não há problemas em se reaplicar a dose em pessoas que já tomaram a vacina mesmo não tendo sido esgotado o prazo.

  32. ronaldo quero ir d moto em julho pra machu picchu..
    e acho que vou sozinho porque não tem nenhum parcero com coragem..
    qq vc acha é d boa o caminho?

  33. Olá Ronaldo….
    como vc esta?….
    espero q tudo certo e q esteja viajando mto ….
    bom encontrar pessoas q viajam e dao dicas de como foi…
    sao experiencias vividas q ajudam as sonhadas….
    Parabens.
    olha, eu queria te pedir um favor, tenhu uma amiga que estava loka para ir no peru ela quer ir em setembro.. diz ela q é o mes do sol ou coisa parecida… naum faz mto frio e nem calor…e ainda quer levar a sogra…. e o pior elas vao de trem da morte..kkkkkk q lokura,…é a epoca certa? vc ja foi la nessa epoca do ano ajude-me to preocupado com essas duas lokas… t+ fika com Deus.

  34. ahh.. manda no meu e-mail por favor…

  35. Oi Rogério,
    eu e um grupo de amigos estamos querendo viajar para Peru e Bolívia por duas semanas em Julho. Pensamos em comprar passagens para Santa Cruz porque elas parecem mais em conta. Nossa idéia é ir daí para Cuzco, e depois visitar Titicaca e o deserto de sal.
    Como fazemos para ir de Santa Cruz a Cuzco?!

    Obrigada

  36. Ops…rogério não, Ronaldo!

  37. Respondendo as perguntas :

    Luiz : Acho corajoso da sua parte tentar a Machu Picchu de Moto e ainda sozinho, tente achar um companheiro, pesquisando no Orkut acho que você não vai ter dificuldade. Quanto ao melhor caminho, você não informou em que parte do Brasil você está, então eu vou dizer o que eu acho o melhor, para quem vai a Machu Picchu pegando estrada de Carro ou Moto recomendo o caminho pela Argentina, Isto é, à partir de Foz do Iguaçu cruze o Norte da Argentina até chegar ao Chile, pegar a Estrada panamericana até chegar ao Peru, é caminho em melhor condição. Se puder evite a Bolívia pois o ambiente político anda muito tumultuado além das estradas estarem em péssimo estado de conservação.

    Rogério: A sua amiga e a sogra dela não terão nenhum problema se viajarem em Setembro, conheço uma pessoa que foi pra lá justamente neste mes e disse que fez uma ótima viagem.

    Andrea : De Santa Cruz a Cusco você poderá ir de ônibus: Santa Cruz/La Paz; La Paz/Titicaca(Copacabana/Puno); Puno/Cusco, sendo que em Puno também têm a opção do Trem.

  38. CARO RONALDO
    Muito util suas informações
    Estou pensando em ir com minha parceira em Agosto ou SEt/08, se vc souber de mais alguém que queira ir nesta mesma época, topo a parceria.
    Acho que fica mais seguro assim.
    Abs
    Castro

  39. Outras informações sobre a Terra dos Incas podem ser obtidas com o Projeto INTI (http://projetointi.blogspot.com/)

    Eu fui com eles e recomendo a todos!
    Beijos.

  40. Ola, vou estar em Lima na segunda quinzena do mes de julho. Tem como eu ir a Cuzco de trem? Onde eu pego o trem da morte estando em Lima. De Cuzco a Machu Picchu pode-se fazer de trem ou é preciso diversas conduções como vi em depoimentos de outros sites?

    Obrigado pelas informações.

  41. oi. tou fazendo um trabalho para a escola e precisava que me dissessem como é a comida de lá e o que custumam comer. se alguem souber agradeço a ajuda
    obrigada pelas informações do site

  42. Marcia R A Maciel

    em Tangará da Serra há um grupo de indigenas que pretendem ir a Cusco para participar de um evento, mas não conseguimos contato das empresas de onibus e nem de trem, rota p chegar por terra à Cusco no Peru. Por favor se alguem puder nos ajudar agradecemos. Queremos sair de Cáceres e chegar a Cusco, e não temos muito dinheiro para ir.
    Grata pela atenção
    Marcia

  43. Respondendo as perguntas :

    Castro : Se você quer companhia para a mesma época que você vai, participe das comunidades sobre Machu Picchu no Orkut, principalmente na Comunidade Machu Picchu Brasil, certamente você vai encontrar pessoas que planejam viajar na mesma época que você, já vi muitos grupos se formarem através do Orkut.

    Fernanda Lemos : Obrigado pela visita e pela dica, já está anotada.

    Alexandre : De Lima a Cusco não é possível fazer de trem, somente de ônibus ou avião, estando em Lima não é possível pegar o trem da morte. É possível se fazer a travessia de Cusco à Machu Picchu de trem, esta é opção para as pessoas que não desejam utilizar as trilhas.

    Marcia : Acho que no site do Instituto Nacional de Cultura de Cusco você possa encontrar referencias para a sua pesquisa, acesse este linK : http://www.inc-cusco.gob.pe/

    Marcia R A Maciel : De Cáceres na Rota por terra você deve chegar a Campo Grande, em Campo Grande você deve procurar as empresas que que vão até Corumbá, procure empresa Andorinha – http://www.andorinha.com/ – esta é a empresa que a maioria dos mochileiros utilizam, de Corumbá atravesse a fronteira até a cidade boliviana de Puerto Quijaro para pegar o trem da Morte até Santa Cruz de La Sierra, Link para o trem da morte : http://searchportal.information.com/, De Santa Cruz de La Sierra você chegará até ao Peru, passando pela Capital La Paz e por Copacabana ( lago Titicaca )até a fronteira com Peru para chegar na cidade peruana de Puno ( lado peruano do lago Titicaca ) , este trajeto só é possível fazer de ônibus mas não possuo informações sobre as empresas. De puno até Cusco você pode fazer de trem – http://www.orient-express.com/web/tper/tper_a2a_home.jsp – ou de ônibus – http://www.cruzdelsur.com.pe/inicio_2.php.
    Espero ter ajudado, informações extras sobre rotas por terra visitem os blogs da Daiana Costa – http://www.daianacosta.blogspot.com/ – e o blog da Renata Maciel – http://remaciel28.multiply.com/

  44. Ronaldo, muito legal seu site. Ajudou bastante em minha pesquisa para a viagem. Estou com algumas dúvidas entretanto quanto as trilhas. Ouvi dizer que tem trilhas mais curtas que a de 43km até a cidade. Eu gostaria muito de chegar pela porta do sol, fazendo a trilha, mas infelizmente não sei se terei tempo bastante para tal. Mas na internet só encontro informações sobre a trilha inteira. Você sabe me dizer se existem essas trilhas menores e onde poderia me informar melhor?
    obrigado

  45. Leo, Já ouvi falar dessa trilha curta, encontrei uma agência em São Paulo que oferece essa trilha, Pisa Trekking, dá uma olhada e vê se te interessa – http://www.pisa.tur.br/

  46. Bom dia Ronaldo!
    Por indicação de amigos, entramos em teu saite.
    Encontramos muitas curiosidades sobre o Peru, estamos indo em 6 pessoas paralá.
    Gostaríamos de saber, e até hoje ninguem nos respondeu, se é permitido entrar e circular no país com o kit de chimarão.Composto de: cuia, bomba, garrafa termica e erva-mate.
    Como bons gaúchos gostaríamos de levar nosso vicio, mas temos receio de sermos mal interpretados.
    No aguardo de sua resposta, agradecemos.
    Abraços Suzete

  47. Oi…
    bom, nem precios dizer que estou pesquisando para ir ao Peru e especificamente MP, mas preciso confessar que fiquei com um pouco de receio lendo as suas informações iniciais… Principalmente por ser uma viagem que pretendo fazer sozinha e encarar as trilhas.
    Mas suas informações estão sendo bem uteis a todos..
    Valeu
    Silvana

  48. Muito bacana essa página e as informações. MAS só um detalhe: eu fui ao Peru sem passaporte (somente RG) e a esmagadora maioria dos Brasileiros que cruzei por lá também foram só com o RG e ninguém teve problemas. Os problemas deste tipo são relatados em fronteiras por terra e na Bolivia.

  49. gostari de saber qua e o caminho mais favoravel para fazer uma viagem de manaus a lima.qul o preço mas leve.

  50. Ola Ronaldo !
    estou indo fazer a trilha para Machu Picchu apartir do dia 29 de dezembro. Estou procurando passagens de aviao lima -cusco sò que os precos estao em torno do 400 usd ida e volta. Voce teria alguma dica de cia aerea mais barata do que a Lan?
    obrigada
    adorei o blog
    beijos

  51. Para Marina :
    Para o vôo Lima/Cusco/Lima a Lan é uma das cia aéreas mais caras, você pode dar uma pesquisada na Taca : http://www.taca.com ou procurar pelas companhias regionais peruanas, neste site você vais encontrar a relação de cias aérea que voam para cusco : http://www.peru.info/peruptg.asp
    Para Janice:
    Partindo de Manaus eu não tenho idéia de preços. Não sei informar se as condições por terra são mais favoráveis que viajar de avião. Na Rota por terra acho que deva ser mais fácil tentar a travessia da fronteira com o Acre ( Assis Brasil/Puerto Maldonado) do que a fronteira com o Mato Grosso do Sul ( Corumbá/Puerto Quijaro)
    Para Suzette: Sou carioca e não entendo nada desse negócio de chimarrão, cuia e demais apetrechos. Usando o bom senso creio que não haja problemas em levar.

  52. Luciano Assumpção

    Irmão, como se faz para comprar a entrada para a Trilha antecipadamente ? Pelo que li são apenas 400-500 pessoas/dia para a caminhada.

    Obrigado,

  53. Olá Ronaldo,
    Muito grato pelas informações.
    Pretendo fazer um curso de espanhol no Peru no final do ano entre 20/12 à 10/01/2010.
    Ainda não me decidí entre Peru ou Cuzco.Teria uma dica.
    Ah! Escolhendo o curso em cuzco, dari pra conhecer Machu Picchu no fim de semana?
    Grato,

  54. Ronaldo parabéns pelas dicas… Sou Diretor de uma Agência de Viagens e tenho um cliente que irá viajar e o suas dicas foram a minha salvação!!! Valew demais. Um abraço!

  55. gostaria de viajar no proximo ano pra machu picchu , não conheço ninguém que queira ir comigo rsrs é possivel achar uma turma que ja esteja indo e me enturmar em tempo, me sentiria mais segura , onde encontrar essas pessoas? gostaria tambem de obter mais informações quanto a ir de onibus e se possivel voltar de avião

  56. Regina :

    Dê uma pesquisada no Orkut, a Comunidade Machu Picchu Brasil, com link aqui no meu blog, poderá te ajudar muito, inclusive na busca de companhia para a viagem. Outra dica também é dá uma olhada nos blogs recomendados aqui no Ventura.

    Marcus Sales :

    Estudando em Cusco, com certeza você terá mais oportunidades de visitar Machu Picchu. Quanto ao curso de espanhol não tenho informações, inclusive se tiver algumas dicas, pode deixar um recado aqui, pois será muito útil.

    Luciano Assunpção :

    No site do Instituto Nacional de Cultura de Cusco você encontrará a listagem de agências credenciadas para o Caminho Inka, acesse este linK : http://www.inc-cusco.gob.pe/
    Algumas agências possuem esquemas de reservas antecipadas para brasileiros. Para isso você terá que fazer contato direto com a agência por tel ou e-mail, dicas melhores você encontrá no Orkut, Comunidade Machu Picchu Brasil, nos Blogs dos amigos listados aqui no Ventura. e no site mochileiros.com

  57. Olá muito boa as dicas, mas gostaria de saber como faço para ir de São Paulo (capital) para Machu Picchu de onibus/tem.
    abs

    • De São Paulo você tem a opção de ir de ônibus até a fronteira do Brasil com Bolívia, no Estado de Mato Grosso na cidade de Corumbá. A Empresa Andorinha é que faz esse trajeto de São Paulo até Corumbá. O Resto da Rota está descrita aqui no Blog.

  58. Ronaldo, Estou saindo de Santa Cruz de La Sierra, e gostaria de chegar em Machu Picchu, de Aviao ou Trem..Claro q Aviao eh mais rápido e Trem tb, se comparando a Onibus.. Mas, qt tempo conseguiria chegar de Trem a Machu Picchu e ql valor?
    Obrigado

    • De Santa Cruz de La Sierra não há vôo direto até Cusco, cidade onde ficam as ruínas de Machu Picchu. Você terá que pegar um outro avião até La Paz e de lá escolher outro vôo para Cusco, as empresas Lan e Taca fazem essa rota, consulte valor e horários nos sites dessas companhias. Quanto ao trem, só no Peru à partir da cidade de Puno, e somente as quarta-feiras e aos sabados esse meio de transporte está disponível. Senão a única opção é seguir viagem de ônibus.

  59. Show de bola teu post Ronaldo !
    Valeu pelo relato e pelas dicas !
    Cara, tu sabe me dizer se tem como comprar antecipadamente o ingresso p/ machu picchu ? Tem perigo chegar lá e não conseguir entrar ? To pensando em comprar as passagens aéreas Lima-Cusco (pela TACA) e a de trem (pela PERURAIL) pela internet mesmo daqui do Brasil e comprar o ingresso p/ machu picchu lá na hora .. será q róla ?
    Outra coisa, dá p/ chegar em Cusco e procurar um lugar p/ ficar lá na hora ou é arriscado não conseguir vaga … estou indo p/ lá em Fevereiro …

    Valeu !!

  60. Olá Ronaldo parabéns pelo post , estava fazendo uma busca na net sobre blogs que se referem a Machu Picchu e encontrei este que para mim é de excelente qualidade , só a titulo de conhecimento, fiz este trajeto que vc cita, de trem no ano de 1996 percorri esse caminho lindo eu e Deus .Estou pensando em contar essa caminhada no meu blog .Um abraço

  61. Ronaldo, eu não tenho passaporte e pretendo ir pra Machu Picchu em março do ano que vem.

    Afinal, preciso tirar ou não, só a carteira de identidade basta?

    Obrigado e parabéns pelo blog!

  62. Fico feliz em encontrar blogs assim na internet ajudando e incentivando os Brasileiros a conhecer nossa América do Sul e também a Cidade Imperial dos Incas Cusco e também Machu Picchu . Parabéns !!!!!

  63. João Geraldo Cesar Gianotti (Neto)

    Ola!
    Gostei muito das suas dicas.
    Irei para Machu Picchu em abril com vários amigos e quero saber se você sabe me indicar onde comer em Lima, Cuzco e Machu Picchu?
    Obrigado,

    Neto.

  64. rosane flores da costa

    gostaria de saber se é mto perigoso ir sozinha ,por terra de corumbá a sta cruz de la sierra, e deps cuzco…sempre foi meu sonho,e nao encontrei ninguem que queria me acompanhar……….abraços parabens por todas informações adoreeeeeeeeeeeeeeiiiii bj

  65. Márcio Magalhães

    Gostaria de saber como comprar com antecedência a passagem de trem de Cuzco a Machu Picchu e qual o preço cobrado ?

    Grato

  66. Sei que faz tempop desse post mas somente corrigindo, Machu Picchu não fica a mais de 3000m como descrito. Fica a 2400 metros acima do nível do mar. Na trilha Inca chega-se a 4215m e Cusco fica a 3400m.

  67. Acabei de chegar de 10 dias lá, no Centenário, com direito ao Inti Raymi e fiz tudo pela Terra Mundi Viagens: http://www.terramundi.com.br Tudo 100%, sem queixa alguma.

  68. Olá Ronaldo,
    Quero ir para Machu Picchu no fim de novembro.Gostaria de saber o que voce sugere saindo de Confins MG- ( lima, La Paz, Cusco??). Gostariamos de ir a Machu Picchu, mas, nao sei em qual destino procurar pela questao do tempoo. ( sairimos no domingo). Pensamos na volta, parar em Buenos Airewsa ( Na quinta) e retornar ao destino final no domingo. Voce acha que conseguimos fazer este trajeto em 07 dias, mesmo sendo super corrido?
    Att
    Marilia

  69. Lembrando que nessa época do ano o índice de chuvas ja é elevado, para uma região onde normalmente chove quase o ano todo. Se não vai fazer a Trilha Inca e for de avião consegue, não deixando de rodar por Cusco (Arredores) e Vale Sagrado que são muito bonitos tambpem e complementam a viagem à região.

  70. Ronaldo , para chegar nos grandes pontos turísticos incas , só pra ir apé ?

  71. Olá Ronaldo adorei seu site, estou planejando em ir a machu picchu em dois carros, moro em Porto Velho – Rondônia, nossa intenção é ir pelo Acre. Gostaria muito de levar meu filho de 7anos para conhecer essa civilização grandiosa, acho que é uma orportunidade unica. Meu filho já está acostumado a mudanças e gosta de uma aventura. Meu carro é um sandero wibe. O que você me recomendaria?

  72. Inexiste qualquer problema em ir com RG.
    É super comum e muitas pessoas assim o preferem, ao invés de portarem o passaporte, uma vez que este sendo extraviado, causará tamanho transtorno, afinal, para tirar outro, é necessário sempre mostrar o antigo, o que não ocorre com o RG.
    Entretanto, como tem pessoas que adoram colecionar carimbos!
    Fantasiosas as histórias de que foram barrados com RG.

  73. Olá Ronaldo, tudo bem?
    Parabéns pelo excelente blog! Repleto de informações que nos ajudam muito.

    Eu e meu namorado estamos planejando passar nossa lua de mel no Peru, mas estamos na dúvida se fica mais barato irmos através de um pacote turismo ou se é melhor irmos por conta própria. Você tem essa informação?

    Gostaríamos de passar uns 8 ou 10 dias, mas não estamos certos de qual roteiro fazer.

    A propósito, por exemplo você acredita que 1 dia em Machu Pichu é suficiente ou vale a pena ficar mais tempo por lá? Para dormirmos temos que voltar para Cuzco ou de lá podemos ir para outro local?

    E seu roteiro como foi?
    Obrigada,
    Abraços e obrigada por todas as informações
    Camila

  74. Olá Ronaldo!
    Gostaria de saber se lá faz frio o tempo todo ou se dá para levar roupas leves?
    Obrigada.

  75. olá Ronaldo .. primeiro quero dar os parabéns pelas informações precisas e informações tão importantes para quem deseja fazer essa viajem ! Então gostaria de saber se Dezembro é uma época boa para ir para Machu Pichu vou ter 15 dias.. e como posso ir para Cuzco (Machu Pichu) saindo de Cuiabá (Mato Grosso) qual o roteiro terrestre e/ou aéreo.. Qual o melhor roteiro para uma viajem de baixo custo ? tenho uma amiga que mora em Ica é longe de Cuzco? Qual os valores estimados para essa viajem? tipo hospedagem, alimentação e transporte urbano ? aguardo resposta..

  76. Olá! Parabéns por suas informações, são valiosíssimas!!! Pretendo ir a Machu Picchu em julho. Vc acha que corro o risco de não conseguir entrar na Cidade se não adquirir os bilhetes de entrada com antecedência? Obrigada!

  77. What’s up, I desire to subscribe for this website to take latest updates, so where can i do it please assist.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s