Miguel Pereira

05lago_javary.jpg

Em 1913, o médico e professor Miguel da Silva Pereira fixou residência no Sítio Maria Clara, por ele comprado na Estiva. As delícias do clima, as belezas naturais da Serra e a cordialidade do povo do lugar foram amplamente divulgados em todo o Estado do Rio, em virtude do intenso trabalho de propaganda feito por esse médico, e por conseqüência toda a região experimentou um grande surto de crescimento.

dsc01375.jpg

Miguel Pereira se denomina o terceiro melhor clima do mundo, devido à combinação da altitude (618 metros em relação ao nível do mar), topografia, Vegetação e o clima temperado e sub-tropical da cidade, com verões bem quentes e relativamente úmidos e invernos rigorosos, porém secos. A temperatura média no verão é de 28º C e, no inverno, de 19ºC.

dsc01409.jpg

A evolução histórica de Miguel Pereira acha-se ligada à de Vassouras e Paty do Alferes, e à expansão da cultura cafeeira no vale do Rio Paraíba do Sul. Mesmo fazendo parte do município de Vassouras, e sofrendo com o declínio econômico em face da degradação ambiental e da libertação dos escravos, a região recebe alguns benefícios e o desenvolvimento urbano é impulsionado no início do século XX, quando foi aberto ramal auxiliar da Estrada de Ferro Leopoldina partindo de Japeri, na Baixada Fluminense, atingindo o Vale do Rio Paraíba. O eixo ferroviário estimularia o nascimento de povoações que, em sua maioria, abrigavam os próprios trabalhadores da ferrovia.

dsc01374.jpg

O acesso original pela ferrovia seria substituído na década de 50 por uma rodovia, cuja pavimentação posterior representou grande estímulo ao desenvolvimento urbano e turístico da Área. A linha férrea hoje se encontra desativada, uma pena, pois o seu funcionamento poderia impulsionar ainda mais o turismo na região, facilitando o trânsito de visitantes entre as cidades, além de compor um belo caminho.

01ponte_paulodefrontin.jpg

Anúncios

8 Respostas para “Miguel Pereira

  1. Que pena mesmo o que mais precisamos no Brasil são linhas de trem funcionando.

    Abs!

  2. É verdade Marcio, é imcompreensivel que um país do tamanho do Brasil não possua boas ferrovias para o transporte de passageiros.

  3. Não sei se terei tempo de estar aqui antes do dia 24, portanto, deixo meu abraço e votos de um excelente NATAL, com paz e saúde, felicidades ao máximo para você e os seus.

  4. Passei por aqui de novo para lhe desejar um NATAL maravilhoso, repleto de paz, saúde, harmonia e felicidades.

    Aproveito para lhe convidar a visitar o FATOS & FOTOS de Viagens e ver o primeiro capítulo da matéria “INVERNO na CRISTA da ONDA – Dezembro no Havaí”, com fatos e fotos ao vivo!

    Abraços, te vejo lá!

  5. Já fui ai em Miguel Pereira..sou carioca e adorei ai …Muito show…me lembro tambem dessa linha ferroviária…Muito grande!!!Ai eh muto lindo..Quero ir aii de novo!!!

  6. GOSTO MUITO DESTA REGIÃO, TANTO QUE QUERO COMPRAR UM CANTO PARA MORAR.

  7. Passo sempre por Miguel Pereira, é realmente uma
    pena terem desativado a ferrovia. Outros interresses prevaleceram. É tudo muito lindo em
    Miguel Pereira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s